segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Um telefone antigo e uma caneta Mont Blanc...




Abriu a porta a custo, tinha sempre a sensação de estar num espaço que não lhe pertencia, numa intimidade que não era sua.
A luz pálida do fim da tarde entrava pelas persianas, uma penumbra esbatia os contornos e tornava tudo irreal. Lá estava o telefone antigo na entrada. Lembrava-se ainda de ouvir a campainha tocar com estridência, até que alguém perguntava “Quem fala faz favor?” e depois algumas frases e sempre a terminar “Eu não esqueço, não se preocupe, eu dou o recado”.
A casa mantinha-se fechada, cheia de segredos que ninguém queria desvendar; só ele se atrevia a abrir portas, entrar na biblioteca, escolher um livro, às vezes dois. Escrevia sempre no caderno os títulos e os autores.
Era uma espécie de ritual, tirava do bolso a caneta preta que herdara do avô e com a sua letra inconfundível e quase indecifrável tomava nota.
Hoje estava perdido, a irrealidade do lugar, a sua própria irrealidade, não lhe permitia escolher fosse o que fosse.
Sentou-se à secretária e começou a escrever:
“Estou aqui sem conseguir perceber porque volto a esta casa, onde já nada é vivo, mas nada ainda morreu na minha memória. Queria que estivesse aqui. O espaço está cheio da sua ausência, e eu estou à espera que o vazio se preencha com a sua voz e que eu possa perguntar: mas porquê, mas porquê, a vida, a morte, porquê avô?
Adivinho a sua reposta:
“Sabes, o belo da vida é que não é eterna. Já pensaste no peso da eternidade?”


Sem comentários:

Enviar um comentário